A Magia de Ler é um ensaio dos espanhóis José António Marina e María de la Válgoma, que funciona como uma introdução poética, científica e prática à leitura. Um manual para pais, professores e leitores curiosos. É, acima de tudo, um livro de magia. Mistura receitas e conselhos para conseguir encantamentos prodigiosos. Segundo os autores “Os que dividem a magia em branca e preta estão enganados. Esquecem-se que a magia mais poderosa e magnífica é a do preto sobre o branco: a da escrita”. A partir deste ensaio - uma boa leitura de Verão - podemos partir à descoberta do trabalho empenhado de José António Marina em torno do conceito de mobilização educativa. O que posso eu fazer? para solucionar o problema educativo das sociedades modernas é a questão que o autor - filósofo e ensaísta nascido em Toledo em 1939 e com vasta obra publicada - pretende que cada um de nós, cidadãos, nos coloquemos. Isto para quebrar o ciclo vicioso em que segundo ele todos deitam a culpa ao vizinho, os pais à Escola, a Escola às Famílias, todos à Televisão, a Televisão aos espectadores, acabando todos por atribuir a responsabilidade ao Estado que por sua vez a devolve aos cidadãos. Entre nesta reflexão. Mobilize-se!
quinta-feira, 19 de julho de 2007
A Magia de Ler e a ... mobilização educativa
segunda-feira, 16 de julho de 2007
Iniciação desportiva
Férias grandes significam tempo livre para as mais variadas actividades. Entre estas actividades é muito natural que a prática desportiva motive os mais novos. Prática desportiva, actividade física, desporto de rendimento, são muitos os conceitos ligados a algo que devia ser tão natural como respirar ou alimentar-se. O nosso corpo foi feito para o movimento e o que interessa sobretudo é saber escutá-lo. Se apetece ao seu filho correr, deixe-o correr! Quando estiver realmente cansado ela parará! Deixe-o jogar, deixe-o malhar as ondas, deixe-o rolar sobre rodas. É bem natural que após o Verão queira dedicar-se a uma prática desportiva organizada. Incentive-o. Procure as actividades organizadas
que existam na sua região. É bem natural que o Futebol constitua uma oferta privilegiada mas há com certeza muitas mais! Atletismo, Natação, Ginástica, Jogos colectivos os mais variados, desportos de combate, a oferta será com certeza bem generosa e diversificada pois são muitos os técnicos e associações que pelo país fora promovem as mais variadas actividades desportivas. Deixamos a hiperligação para um artigo publicado na Revista Portuguesa de Ciências do Desporto sobre o tema da idade ideal para a iniciação desportiva. Por nós consideramos que todas as idades são ideais para se começar algo que pode ser útil e divertido. Importante mesmo são as recomendações que surgem no final do artigo. Conheça-as e vamos praticar desporto ou apenas actividade física. Com o total envolvimento da família as hipóteses de sucesso - e sucesso aqui é a prática regular em si mesma e não qualquer resultado em competição! - são muito maiores! Vamos a isso!
às
segunda-feira, julho 16, 2007
0
comentários
Marcadores: Actividades, Atletismo, educação física, vida activa
sábado, 14 de julho de 2007
Origami nas quentes tardes de Verão
Imaginação e engenho podem transformar uma simples folha de papel, através da técnica da dobragem, numa perfeita obra de arte. Sem colar e sem cortar apenas é necessário destreza, engenho, criatividade, paciência e informação para ocupar as longas tardes de Verão de uma forma agradável. As aplicações educativas do origami são muitas, associam a matemática e as artes, e só há que por mãos à obra. Como sempre uma pesquisa rápida na internet permite encontrar um ... mundo inesgotável de informação. Deixamos como habitualmente uma hiperligação de referência. Siga-a e ponha a criançada aí de casa a dar descanso à consola!
às
sábado, julho 14, 2007
0
comentários
Marcadores: férias, Usar as mãos
quinta-feira, 12 de julho de 2007
Ciência Viva Verão activo
às
quinta-feira, julho 12, 2007
0
comentários
Marcadores: Actividades, ar livre, Ensino das Ciências, férias, vida activa
quarta-feira, 11 de julho de 2007
Educação e Património
Ontem alertámos para o interesse de enriquecer as práticas educativas com as saídas para o exterior. Sair da saula de aula é abrir o mundo às crianças. Neste contexto o estudo do património constitui uma importante experiência educativa, facilitadora da integração das crianças e dos jovens na comunidade, quer local, quer nacional ou internacional. Torna-se, por isso, pertinente, oferecer às escolas e às entidades com responsabilidades no âmbito do património uma oportunidade de desenvolver ou reforçar a cooperação neste domínio, tendo em vista conhecer estratégias e modos de abordagem já ensaiados e também promover a produção de materiais que sirvam de suporte ou de sugestão a educadores e animadores neste domínio. Neste sentido deixamos hoje a hiperligação para um projecto já com alguns anos, o e-EPoca: Educação e Património. O Presidente da República encontra-se no Alentejo a alertar para a necessidade de associarmos a defesa do património à Educação e a época de férias que atravessamos pode bem constituir um momento para as famílias visitarem algumas nas nossas muitas maravilhas.
às
quarta-feira, julho 11, 2007
0
comentários
Marcadores: ar livre, Estudo do Meio, Património
terça-feira, 10 de julho de 2007
Educação ao Ar Livre
A educação ao ar livre potencia a apropriação de um largo conjunto de experiências que enriquecem o currículo. Sair da sala de aula para desenvolver todo um conjunto de actividades liga os alunos ao seu meio ambiente, à sua comunidade, à sociedade em geral e a eles próprios. A riqueza das experiências vividas que a educação ao ar livre proporciona podem ser relevantes na aquisição de conhecimentos, na compreensão dos fenómenos estudados e no desenvolvimento das mais diversas habilidades. O governo escocês aposta decididamente nesta via e disponibiliza on-line todo um conjunto de informações bem interessantes. Conheça-as seguindo as seguintes hiperligações:
Taking Learning Outdoors
Taking Learning Outdoors- partnerships for excellence
às
terça-feira, julho 10, 2007
0
comentários
Marcadores: ar livre, educação, Ensino, saúde, vida activa
segunda-feira, 9 de julho de 2007
A cozinha é um laboratório
O que têm em comum físicos, químicos e chefes de cozinha? Todos trabalham com fórmulas, quer sejam químicas, quer sejam as de um bolo de chocolate. Mas cozinha e ciência têm mais em comum do que se possa pensar. Para que se saiba,
um bolo fofo rege-se pelos mesmos princípios que as esponjas químicas. A acompanhar o bolo pode juntar um batido anti-radical de laranja, limão e papaia, frutos com capacidades anti-oxidantes que combatem os radicais livres que impedem o bom funcionamento das nossas células (Ana Machado, Público, 18/5/2002).
às
segunda-feira, julho 09, 2007
0
comentários
Marcadores: Actividades, Ensino, Ensino das Ciências
Viva o Verão em segurança
Durante o Verão os passeios à praia, piscinas e parques são mais frequentes, o que significa cuidado redobrado em relação ao sol, alimentação, vestuário e acidentes. Se tem crianças a cargo tome especial atenção já que estas são mais sensíveis aos raios solares o que nos obriga a tomar cuidados especiais. Continue a leitura e saiba como se proteger e proteger os mais novos: Cuidados com o sol
Algumas regras devem ser seguidas em relação ao sol:
Não use filtro solar em bebes com menos de 6 meses de idade. Mantenha-os fora do sol. Assegure-se de que há sombra total nos carrinhos e na cadeirinha do carro. Quando sair à rua, use sempre sombrinhas para o sol.
Para crianças de 6 meses ou mais:> Evite o sol entre 10 e 16 horas, quando a radiação solar é mais intensa.> Proteja a criança com chapéus e roupas. Um bom chapéu de sol deve proteger as orelhas, nariz e lábios.> Os melhores filtros solares para crianças são os de factor de proteção solar 30 (FPS 30) ou maior, também chamados de bloqueadores solares. O ideal é aplicar 30 minutos antes da exposição, para aumentar o poder de penetração.> Reaplique o filtro solar a cada 2 horas, principalmente quando a criança for à água ou transpirar muito.
Alguns remédios fazem com que a pele fique mais sensível ao sol. Quando o pediatra prescrever alguma medicação, pergunte se o sol deve ser evitado.
Não se engane com dias nublados. Os raios solares perigosos atravessam as nuvens e a neblina.
Cuidado com a luz reflectida. A luz do sol reflecte na areia, no cimento e na água, atingindo a pele, mesmo na sombra.
Se mesmo assim houver queimaduras, fique de olho nos sintomas. Vermelhidão e ardência leves podem ser resolvidos com um banho quase frio e hidratante. (Hoje já existem produtos específicos para tratamento pós-sol.) Se a queimadura parecer mais grave, ou surgirem sinais como moleza excessiva e febre, dê bastante água fria e procure atendimento médico.
Proteja seu filho, mas cuidado com os exageros. Uma criança "embalada para presente" num dia ensolarado não vai conseguir divertir-se. Lembre-se sempre que o banho de sol moderado faz bem à saúde. Além de ser agradável, o hábito é importante para o processo de absorção de cálcio/vitamina D, que fazem com que o corpo tenha um crescimento normal
Roupas adequadas
Devido ao calor e ao aumento da sudorese (suor), as roupas devem ser de algodão, finas e folgadas de modo a permitir uma maior ventilação, facilitando a evaporação do suor. Roupas de baixo também devem ser de algodão. Tecidos sintéticos devem ser evitados.
Na praia, calções e biquínis são os trajes ideais, porém devem ser retirados assim que possível. O hábito de ficar com a roupa molhada após sair da praia favorece o surgimento de micoses da pele.
As roupas podem proporcionar uma barreira contra a radiação ultravioleta. Para a prática de desportos ao ar livre, para situações que dificultem a aplicação do filtro solar com frequência ou no caso das crianças com menos de 6 meses, as roupas podem ser uma boa opção para quem quer proteger a pele do sol. O factor de protecção (FPS) proporcionado por uma camisola molhada é de aproximadamente 11; camisola seca, 12; lycra molhada 24; e lycra seca, 35.
Nada de deixar os pequenos sem roupa. O contacto com a areia ou cadeiras sujas pode trazer problemas de pele e problemas no trato geniturinário.
Alimentação
A alimentação no calor é simples, não devendo diferenciar-se muito dos hábitos da criança. Muito líquido e frutas, de preferência trazidos de casa, para evitar intoxicação alimentar. Nada de comidas pesadas e frituras. Deve-se ingerir pelo menos 2 litros de água natural, sumos naturais e chás.
Inclua saladas bem coloridas na dieta. Frutas e legumes ricos em caroteno e em vitaminas, que deixam a pele mais protegida contra os raios solares, são bastante indicados nesta época. Entre eles estão: as folhas verdes escuras (ricas em vitaminas, importante para a aparência da pele) e os legumes como: espinafre, couve, brócolos, pimentão, tomate, nabo, cenoura e abóbora.
frutas: laranja, ameixa, ameixa seca, nectarina, cereja, pêssego, melão, manga e mamão.
Prevenção de acidentes e outros cuidados
Muitas crianças sentem verdadeiro fascínio pelo mar, e por isso podem dar mais trabalho na praia. Para evitar os sustos, tente colocar uma piscininha com água perto de si, de preferência sob o guarda-sol. As crianças devem sempre usar bóias e coletes salva-vidas quando entrarem no mar ou piscina, e sempre devem ser sempre acompanhadas por um adulto. Não deixe as crianças sozinhas perto da água, principalmente as menores. Como acidentes imprevistos acontecem, assim que chegar mostre algum sinal com o qual possam localizar você, como o letreiro da barraca ou a cor de seu chapéu de sol.
As crianças devem ser protegidas ao andar de patins e bicicleta, usando equipamentos de protecção adequados, como capacete, joelheiras, etc.
Deve-se tomar cuidado também com os insectos, que são muito comuns nessa época do ano. Não deixe nada que acumule água no quintal e use sempre repelentes.
Assim, com esses cuidados, as crianças poderão gozar o Verão e divertir-se com toda a segurança e saúde.
Fonte:http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?LibCatID=-1&Search=VERAO&CurrentPage=0&LibDocID=4535
às
segunda-feira, julho 09, 2007
0
comentários
Marcadores: férias, saúde, segurança, vida activa
domingo, 8 de julho de 2007
Ensinar a aprender para aprender a ensinar
A Educação é a temática mais relevante no mundo actual. As políticas educativas assumem importância primordial no desenvolvimento das sociedades e constituem tema obrigatório de debate e reflexão crítica públicas. Os autores deste blogue são actores empenhados no que a educação tem de mais nobre, a mediação entre o Conhecimento e o que pretende aceder ao Conhecimento. Os autores do blogue aspiram evidentemente a conseguir aceder também a alguma, ainda que pequena, fatia do Conhecimento, de modo a conseguirem tornar-se profissionais adaptados e competentes no exercício da tão interessante tarefa de Professor. Iniciamos hoje a edição deste blogue. A pouco e pouco iremos divulgando informação que nos parece relevante. Queremos com este trabalho sobretudo crescer enquanto profissionais e por em comum algumas das nossas preocupações e das nossas soluções. Se quiser aproveitar a interactividade que este meio permite e deixar algumas das suas preocupações e soluções esteja à vontade. Desde já e antecipadamente lhe agradecemos.
às
domingo, julho 08, 2007
0
comentários
Marcadores: a e i o u
