quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Princípios para uma alimentação saudável


É reportagem de moda. A problemática do excesso de peso e da obesidade na população infanto-juvenil. Uma alimentação saudável deve fazer parte de um estilo de vida saudável. Neste estilo de vida deve incluir-se também a actividade física regular. Ora o que acontece é que muita gente tende a confundir conforto com inactividade e, na hora de se sentar à mesa, opta-se muitas vezes por alimentos não indicados na perspectiva de uma alimentação saudável. Os conselhos simples são talvez os mais importantes pelo que deixamos hoje uma hiperligação para um documento da Direcção Geral da Saúde que nos ensina os princípios básicos para uma alimentação saudável. Com Agosto a terminar e o regresso à escola cada vez mais próximo esta é uma boa altura para emendar erros passados. Vamos lá então aviar melhores lanches aos nossos filhos!

domingo, 12 de agosto de 2007

Chuva de estrelas na Ribeira Grande

Hoje à noite há chuva de meteoritos particularmente bem visíveis pelas 3 horas da manhã em locais com pouca iluminação artificial. Aproveite a noite e deslumbre-se com este fenómeno anual que ocorre entre 17 de Julho e 24 de Agosto mas que tem por estes dias, nomeadamente na noite de hoje para amanhã, a fase de maior intensidade. O seu nome - perseidas - deriva do facto de se observarem entre as constelações de Cassiopeia e de Perseus mas a sua origem está no cometa 109P/Swift-Tuttle que possui um diâmetro de 9, 7 Km e realiza uma órbita em redor do Sol a cada 135 anos. Parece que não é improvável que algum dia venha a chocar com a Lua ou com a Terra mas, para já, delicie-se com a entrada na atmosfera, a uma velocidade de 200.000 Km/h, de pequenos resíduos do cometa, cujo o tamanho dos maiores não ultrapassará o de um pequeno berlinde. Rapidamente sobreaquecem e se transformam em poeira. No passado, face à ocorrência deste fenómeno astronómico na proximidade do dia de S. Lourenço (10 de Agosto) a crendice popular associava-o às lágrimas do santo. Nos dias de hoje o fenómeno tem interesse educativo e se vive na região de Portalegre pode deslocar-se ao Observatório Astronómico da Ribeira Grande (Fronteira) onde no dia 13, a partir das 21 h, pode observar o fenómeno enquadrado por especialistas. Fontes: Wikipedia, Revista Visão.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Teacher Tube para ensinar o mundo

O portal de vídeos Teacher Tube, colocado on-line em Março passado, surge com a ambiciosa missão de ensinar o mundo. Duvidamos que consiga por si só tão árdua tarefa mas pode constituir mais um recurso da web 2.0 ao serviço das novas gerações que nascem e crescem em ambiente digital e de nós, adultos com outras infâncias, que temos a missão de os ensinar e de aprenderemos a utilizar como um meio as novas tecnologias. O Teacher Tube possui 16 canais temáticos e já foram lá colocados, gratuitamente pelos internautas registados, para cima de 6900 vídeos. Ao inscrever-se pode optar por pertencer aos mais variados grupos temáticos - existem já dezenas - ou criar mesmo um grupo de uma temática específica que lhe interesse particularmente. No Blogue associado ao Portal pode ficar a conhecer as últimas novidades e no Teacher Tube Onsite pode criar um ambiente interactivo para um determinado grupo de pessoas, uma turma, uma escola, um grupo de colegas, por exemplo. Esta é a única funcionalidade não gratuita do portal. Quanto ao resto é aproveitar. Já éramos participantes activos do You Tube e vamos equacionar a presença no Teacher Tube.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Manuais Escolares adoptados por 6 anos


A Lei n.º 47/2006, de 28 de Agosto definiu um sistema de avaliação e certificação de manuais escolares com a finalidade de garantir que cumprem de forma adequada a sua função e de proporcionar novas formas de utilização que sejam mais racionais e menos dispendiosas para as famílias. Esse compromisso fundamentou -se no reconhecimento de que os manuais escolares, apesar da prevalência de uma cultura pedagógica que preconiza a produção e adaptação dos materiais de ensino diferenciados que possam responder à singularidade de cada escola, de cada turma ou mesmo de cada aluno, e da mais recente difusão de recursos didácticos complementares em novos suportes ou por novos meios, continuam a ser na prática instituída um instrumento fundamental do ensino e da aprendizagem. Baseou -se, do mesmo modo, esse compromisso no entendimento de que a retracção da intervenção reguladora do Estado, propiciando a proliferação de manuais escolares, impediu a realização de um trabalho rigoroso de avaliação e conduziu à reprodução de formas pouco razoáveis de utilização, prejudicando de facto a igualdade de oportunidades.
O regime de avaliação, certificação e adopção dos manuais escolares foi recentemente regulamentado (Dec. - Lei 261/2007 de 17 de Julho) e, por ser assunto de interesse para escolas, professores, famílias e, obviamente para editores, deixamos a hiperligação para o mesmo.